terça-feira, 30 de novembro de 2010

Actividades fabricadas no Jclic

O tema escolhido para os jogos elaborados no programa "Jclic" foi "Os Animais da Quinta", sendo que estes são dirigidos a crianças do ensino Pré-Escolar,entre os 4 e os 5 anos.
Esta é uma temática que se relaciona directamente com o conhecimento das crianças do mundo que as rodeia e estes jogos servirão para que tenham contacto com este tipo de seres vivos, ao nível dos seus nomes, do seu aspecto e dos sons que produzem. Além disso, as actividades visam também incutir nas crianças a noção de letra e palavra associada ao som, através dos nomes escritos e produzidos sonoramente.
A palete de jogos inicia-se com um ecrã de informação, destinado aos educadores, com informação respeitante ao conteúdo dos mesmos e aos objectivos que se pretendem. A primeira actividade, intitulada "Vamos Descobrir Alguns Animais da Quinta" é unicamente de exploração e mostra alguns animais da quinta. Quando se clica na imagem do animal, surge o nome do mesmo escrito e falado.




O segundo jogo intitula-se "Sabes Como se Chama?" e tem como objectivo que as crianças consigam ligar o nome do animal à imagem correcta. Tal como em todos os jogos, o nome do animal é dito para além de estar escrito.


O terceiro jogo, "Qual o Som do Animal?" pretende que se ligue o som que cada animal produz ao animal correcto.



O quarto jogo, por sua vez, chama-se "Encontra o par", sendo um jogo de memória. Cada animal tem um par que as crianças terão de achar.




A quinta actividade pede que se encontre, entre vários animais, uma família completa. A criança terá de clicar nos elementos da mesma para vencer o jogo.




O último jogo, chamado "Quais os Animais Que Não São da Quinta?" e possui alguns animais selvagens que os jogadores terão de identificar como intrusos no contexto em questão.


Para aceder às nossas actividades, clique aqui


Seguidamente mostraremos toda a webgrafia utilizada na construção destes jogos:

Imagens:

galinha

galo

pintainho

vaca

boi

vitelo

ovelha

borrego

carneiro

cabra

bode

cabrito

porco; porco

cavalo

potro

patinho

pato

gato

gatinho

cão

cachorro

leitão

tigre

águia

girafa


Sons:

sons de animais



As Alunas:
Ana Raquel Margato
Ana Sousa
LEB 3A

Um comentário:

  1. Caras alunas aqui fica um comentário aos vossos jogos.
    A mensagem incluída no blogue tem muitas ligações aos locais das imagens efectuadas sobre os próprios endereços. Seria bom mudar esses endereços para palavras que podiam ser, por exemplo, os nomes dos animais correspondentes. S+o no final dessa lista aparece a ligação aos jogos e, por esse motivo, passa despercebida.

    O ecrã inicial do jogo possui demasiada informação e não está visível o tempo suficiente para que possa ser lido.

    As mensagens de final de jogo só são parcialmente audíveis.

    O jogo dos sons dos animais faz pouco sentido, uma vez que não há quanuer relação lógica entre os algarismos e os animais. Talvez fosse bom substituir os algarismos pela palavra que designa o modo como o animal de expressa, ou mesmo pela letra inicial do nome do animal.

    A noção de família completa é algo muito variável. Uma família pode ser constituída por uma mãe e um filho, por uma avó e um neto ou qualquer outra conjugação que não seja pai, mãe e filho. O jogo parece interessante mas chamemos-lhe uma família com pai, mãe e filho em vez de família completa.
    Cumprimentos
    Rosário

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