segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Jogo Educativo

No passado dia 2 de Novembro de 2010, na vertente de TIC da Unidade Curricular de LPTIC, apresentámos a nossa escolha para um Jogo Educativo, neste caso direccionado para a Língua Portuguesa. Retirámos o jogo do site "Ludotech", um site de jogos direccionados para as disciplinas de Língua Portuguesa e História, tendo também alguns jogos matemáticos. A organização do mesmo é a seguinte:



O jogo seleccionado foi o Jogo da Glória, sobre a temática de Funcionamento da Língua. Aqui mostramos a apresentação visual do mesmo.


Neste jogo, é possível a participação de uma a quatro pessoas. A cada jogada, lança-se o dado virtual e vão sendo colocadas questões de Funcionamento da Língua a que os jogadores terão de responder correctamente, sendo assim recompensados com uma mensagem encorajadora. Caso contrário, serão punidos através do retrocesso à casa de onde partiram. Não existe um limite de tempo para cada jogada. Quando se calha numa casa especial (Sol ou Serpente), o utilizador pode jogar de novo, se acertar na pergunta; do mesmo modo, quando se está numa casa do fundo da escada, subir-se-á pela mesma se se responder de uma forma correcta. Quando a casa é uma cabeça de serpente e se responder incorrectamente, descer-se-á a serpente até à casa onde o seu corpo termina.
As razões que levaram à escolha deste jogo foi a sua vertente lúdica e até algo competitiva (que surge como um factor de motivação); o facto de poder ser jogado em grupo e as aprendizagens a que incita, já que o utilizador deve ter alguns conhecimentos prévios acerca do Funcionamento da Língua para conseguir avançar no jogo o mais depressa possível e ser o primeiro a chegar à casa final (se jogar em grupo), ou apenas de conseguir terminar com o máximo de respostas correctas possível.
Para terminar, cremos que este é um jogo adaptado para utilizadores a partir do 5º e 6º ano de escolaridade, já que possui algumas questões que consideramos mais complexas. Deixamos o site e o jogo à disposição de cada um, através dos links:

As alunas,
Ana Margato
Ana Sousa
LEB 3A

Nenhum comentário:

Postar um comentário