quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Actividade com a televisão

A emissão escolhida foi o desenho animado “Ruca”, baseado em livros para infância da autoria de Christine L'Heureux e ilustração de Hélène Desputeaux. Presentemente, o programa é emitido diariamente no Canal Panda, entre as 18h30 e as 19h. Este é dirigido para crianças de ensino pré-escolar e consiste na vida quotidiana de um rapaz de quatro anos de idade que, em conjunto com a sua família, vai descobrindo e experienciando o mundo em seu redor. Os temas abordados são semelhantes aos que figuram num currículo de ensino pré-escolar, tais como: emoções, família, relações inter-pessoais, entre outros. O facto de o protagonista ser apenas um menino normal de quatro anos, com situações e problemáticas próprias da idade, faz com que haja uma maior aproximação entre as circunstâncias em que ele se coloca e o público-alvo.
No que diz respeito às potencialidades do programa para o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, destacam-se o cuidado com a linguagem oral utilizada (incluindo a que o próprio Ruca produz) e as temáticas existentes nalguns episódios, como o que iremos analisar de um modo mais detalhado, que apelam à criação de hábitos de leitura.
O episódio em questão intitula-se “Ler e Reler” e faz referência à importância que os livros podem assumir no desenvolvimento e no dia-a-dia das crianças. Neste caso, Ruca decidiu que gostaria de ler histórias novas, pelo que a sua mãe o levou à biblioteca. Aqui ele relembrou algumas regras de conduta neste espaço público e teve oportunidade de assistir a uma hora do conto, o que o motivou para levar livros para casa e continuar com as suas próprias leituras. Com o tempo, ouviu a história tantas vezes que acabou por decorá-la e “lê-la” à irmã, de dois anos de idade. Estes comportamentos, ao serem visionados pelas crianças às quais o programa se destina, incentivam-nas a fazerem o mesmo, favorecendo o contacto com materiais de leitura e, consequentemente, o seu desenvolvimento ao nível da Língua Portuguesa. Aqui também está inerente a importância do contacto entre os adultos próximos da criança e os seus processos de exploração de materiais e na própria aprendizagem, já que um dos factores mais motivantes para o personagem principal é o facto de saber que pode contar com os pais para lhe lerem as histórias sempre que ele desejar.
Um bom exemplo de actividade para ser implementada após o visionamento deste excerto, em contexto de sala de aula, seria a apresentação de uma proposta às crianças a qual implicaria a criação de uma hora do conto semanal em que, à vez, cada um traria um livro que gostasse e conhecesse bem para depois o expor à turma, sendo assim a própria criança a assumir o papel de “contador de histórias”. Isto teria como objectivo a partilha de saberes sobre interesses em comum, o desenvolvimento do sentido de responsabilidade, da capacidade de exposição oral e de interpretação de textos (neste caso transmitidos oralmente, visto que as crianças nesta idade ainda não sabem ler).
Seguidamente apresentamos o vídeo explorado:




Webgrafia:


Ana Margato
Ana Sousa
LEB 3A



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