terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Reflexão Individual - Ana Sousa

Ao consultar o Plano de Estudos da Licenciatura em Educação Básica, referente ao 3º Ano, no início do ano lectivo tomei conhecimento desta Unidade Curricular, a Língua Portuguesa e as Tecnologias de Informação e Comunicação. Logo à partida achei o nome apelativo e apesar de não saber ao certo o que iríamos abordar nesta U.C. fiquei com curiosidade pois as T.I.C. não são de todo uma área na qual tenha grandes conhecimentos. Posto isto, as expectativas eram elevadas, esperava com esta U.C. poder adquirir e desenvolver competências que me permitissem, no meu futuro como profissional de Educação, desenvolver um trabalho dinâmico e multidisciplinar nas minhas práticas educativas.

Ao longo da Unidade Curricular, tal como esperava, foram fornecidos pelas docentes vários instrumentos que as Tecnologias de Informação e Comunicação põem ao nosso dispor, vários conhecimentos foram transmitidos e deste modo sinto que as minhas competências na utilização das T.I.C. sofreram melhorias. A nível pessoal, noto que estou mais à vontade quando tenho de usar certos softwares interactivos com os quais não tinha qualquer contacto anteriormente, como é o caso da ferramenta de construção de jogos pedagógicos JClic e do PhotoStory, através do qual se podem contar histórias com recurso a uma sequência de imagens. Estas ferramentas são também uma mais valia para a minha vida profissional pois com elas poderei tornar as minhas práticas educativas mais diversificadas e lúdicas de modo a cativar a atenção das crianças para a aquisição de saberes.

Todas estas aprendizagens por mim realizadas assumem um papel bastante significativo na minha formação a todos os níveis, contribuindo assim para o enriquecimento do meu currículo pessoal, académico e profissional.

No que diz respeito aos aspectos menos conseguidos, gostaria de referir a quantidade de trabalhos pelas docentes propostos. Pessoalmente senti que o tempo dado para a realização de alguns deles não foi a preferível, tendo em certas ocasiões sentido dificuldades na entrega atempada dos mesmos.

Posto isto, considero a Unidade Curricular Língua Portuguesa e as Tecnologias de Informação e Comunicação bem sucedida no que diz respeito à transmissão de conhecimentos e competências. Foi de facto um grande contributo para quem pretende dirigir as suas práticas educativas num sentido lúdico e interactivo.

Ana Sousa
LEB 3A

Nenhum comentário:

Postar um comentário