No âmbito de exemplificar a utilidade das TIC enquanto recurso educativo, foi-nos pedido que elaborássemos um projecto no programa Photostory 3, do Windows. Este é um programa que permite a construção de histórias em formato de vídeo através do amplo uso de imagens e frases reduzidas, que permitam a manutenção do interesse do espectador ao longo do filme.
No que diz respeito à sua utilização em contexto escolar, pode verificar-se que esta é bastante viável, já que o programa não possui uma estrutura complexa e é simples de trabalhar.
Para a realização deste trabalho, poderíamos criar uma história própria, ou recorrer a uma já existente, o mesmo acontecendo com as imagens a utilizar. Neste caso, a história utilizada foi "Meninos de Todas as Cores", de Luísa Ducla Soares, adaptada por nós para o projecto em questão. Gostaríamos ainda de dar o nosso profundo agradecimento a Ana Catarina Eusébio, pela ilustração existente no filme. A música que acompanha toda a história é um tributo em piano da música "I Promise (I'm not Okay)" de My Chemical Romance. A origem desta música é incerta, já que se encontra na lista de músicas de uma das alunas há cerca de quatro anos, razão pela qual não apresentamos uma webgrafia para a mesma.
A adaptação da história foi realizada da seguinte forma:
Nº | Sequências narrativas | Imagens | Legendas |
1 | Era uma vez um menino branco chamado Miguel, que vivia numa terra de meninos brancos | Miguel | Era uma vez o Miguel que vivia numa terra de meninos brancos. |
2 | É bom ser branco, porque é branco o açúcar, tão doce, porque é branco o leite, tão saboroso, porque é branca a neve, tão linda. | Miguel com balão de fala e adereços | É bom ser branco, porque é branco o açúcar, o leite e a neve. |
3 | Mas certo dia o menino partiu numa grande viagem e chegou a uma terra onde todos os meninos eram amarelos. | Miguel a andar | Começou a viajar e chegou a uma terra de meninos amarelos. |
4 | Arranjou uma amiga chamada Flor de Lótus, que, como todos os meninos amarelos, dizia: | Flor-de-Lótus | Onde conheceu a Flor-de-Lótus. |
5 | . É bom ser amarelo, porque é amarelo o Sol e amarelo o girassol, mais a areia da praia. | Flor-de-Lótus com balão de fala e adereços | É bom ser amarelo, como o sol, o girassol e a areia da praia |
6 | O menino branco meteu-se num barco para continuar a sua viagem e parou numa terra onde todos os meninos são pretos. | Miguel no barco | Miguel continuou viagem num barco, até uma terra de meninos pretos. |
7 | Fez-se amigo de um pequeno caçador chamado Lumumba que, como os outros meninos pretos, dizia: | Lumumba | Onde encontrou um pequeno caçador, Lumumba. |
8 | É bom ser preto como a noite, preto como as azeitonas, preto como as estradas que nos levam para toda a parte. | Lumumba com balão de fala e adereços | É bom ser preto como a noite, as azeitonas e as estradas. |
9 | O menino branco entrou depois num avião, que só parou numa terra onde todos os meninos são vermelhos. | Miguel em avião | . O menino branco prosseguiu de avião, chegando a uma terra de meninos vermelhos. |
10 | Escolheu para brincar aos índios um menino chamado Pena de Águia. E o menino vermelho dizia: | Pena-de-Águia | Onde ficou amigo de Pena de Águia. |
11 | É bom ser vermelho da cor das fogueiras, da cor das cerejas e da cor do sangue bem encarnado. | Pena-de-Águia com balão de fala e adereços | É bom ser vermelho da cor das fogueiras, das cerejas e do sangue. |
12 | O menino branco foi correndo mundo até uma terra onde todos os meninos são castanhos. | Miguel a correr | Miguel correu então, até a uma terra de meninos castanhos |
13 | Aí fazia corridas de camelo com um menino chamado Ali-Babá, que dizia: | Ali-Babá | E ali estava o menino Ali-Babá |
14 | É bom ser castanho como a terra do chão os troncos das árvores é tão bom ser castanho como um chocolate. | Ali-Babá com balão de fala e adereços | É bom ser castanho como a terra, os troncos das árvores e o chocolate. |
15 | Quando o menino voltou à sua terra de meninos brancos, dizia: | Miguel a imaginar os amigos | Quando o menino branco voltou à sua terra, lembrou-se de todos os seus amigos. |
16 | É bom ser branco como o açúcar | Miguel a imaginar os amigos mais um balão de fala | É bom ser branco como o açúcar |
17 | Amarelo como o Sol | Miguel a imaginar os amigos mais dois balões de fala | Amarelo como o Sol |
18 | Preto como as estradas | Miguel a imaginar os amigos mais três balões de fala | Preto como as estradas |
19 | Vermelho como as fogueiras | Miguel a imaginar os amigos mais quatro balões de fala | Vermelho como as fogueiras |
20 | Castanho da cor do chocolate. | Miguel a imaginar os amigos mais cinco balões de fala | E castanho como o chocolate. |
21 | Enquanto, na escola, os meninos brancos pintavam em folhas brancas desenhos de meninos brancos, ele fazia grandes rodas com meninos sorridentes de todas as cores. | ------------------ | ---------------------- |
Seguidamente apresentamos o nosso filme:
Webgrafia:
Ana Margato
Ana Sousa
LEB 3A
Caras alunas,
ResponderExcluirO vosso projecto fica valorizado pelo facto de terem ilustrações próprias. No entanto podiam ter cuidado um pouco mais da qualidade final das imagens.
Não encontrei nenhuma referência às fases de adaptação do texto a este meio.
Cumprimentos
Rosário
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirBoa noite, professora.
ResponderExcluirNo que diz respeito à qualidade das imagens, estas estava em bom estado na versão original, que possuímos no meu computador, onde o projecto foi realizado. Toda a perda de qualidade ocorreu quando se colocou o vídeo no blog, pelo que não sei como melhorar o projecto neste ponto.
No que diz respeito à adaptação, corrigimos agora este facto, colocando a tabela com as fases da mesma no post.
Obrigada pela atenção,
Ana Margato e Ana Sousa, LEB3A