sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Incentivo à Leitura

Com o passar do tempo, tem-se verificado um declínio nos hábitos de leitura, em detrimento de outras actividades, como a visualização de televisão ou o jogar de jogos electrónicos. Não obstante o valor educativo que estes dois meios podem possuir, como já referido noutros posts deste blog, é importante não inferiorizar o potencial educativo e lúdico contido nas práticas de leitura. A importância destas recai, não só no estudo da Língua (Portuguesa e não só), mas também no desenvolvimento cognitivo, de pensamento crítico e de cidadania.
Por estes motivos, foi sugerido pela professora Helena Camacho que procurássemos um pequeno filme que funcionasse como um incentivo à leitura. Este foi o que selecionámos:



O facto de se verificar, ao longo de todo o filme, o Recurso Estilístico de "Ironia", torna-o original e apelativo, sendo este recurso complementado pelas imagens utilizadas.
O que poderia ser abordado com este filme, por exemplo, seria precisamente o estudo desse Recurso Estílistico e a mensagem que se pretende transmitir com o filme.
No geral, considerámos que este é um anúncio muito interessante, com uma mensagem importante, não só para as crianças, mas para qualquer pessoa.


Ana Margato
Ana Sousa
LEB 3A

Nenhum comentário:

Postar um comentário