No âmbito da vertente de Língua Portuguesa desta U.C., foi visionado, em aula, uma curta-metragem de animação, baseada numa obra para a infância de José Saramago intitulada "A Maior Flor do Mundo". Os objectivos deste tipo de aula foram o de demonstrar às alunas como se poderia interpretar a mensagem de um filme mudo e o de fomentar uma reflexão sobre como se poderia desenvolver este trabalho com as crianças. Assim, foi fornecido pela professora Helena Camacho o seguinte guião de trabalho:
1. Apresentação do filme de animação (leitura do artigo).
2. Visionamento do filme.
3. Durante o visionamento: tomada de notas sobre aspectos a explorar didacticamente com alunos do 1º ciclo.
4. Comentário em grande grupo: identificação das categorias da narrativa e outros aspectos relevantes.
5. Preenchimento da grelha a partir da identificação efectuada em 4. Distribuir os aspectos pelos grupos.
6. Apresentação oral do trabalho.
7. Elaboração de um quadro completo.
Aspectos a explorar | Actividades orais | Actividades escritas |
Acção - título do filme - acontecimentos - final / continuação da história | ||
Personagens - principais e secundárias - retratos | ||
Narrador - identificação - função - relação com a história/ as personagens | ||
Tempo e espaço - descrição dos espaços - marcas de tempo | ||
Linguagem - verbal e não verbal (gestos, expressões corporais) | ||
Imagem e som - aspectos gráficos - música - movimento | ||
Aspectos a explorar noutras áreas (Estudo do Meio, Expressões) |
De acordo com o filme, em conjunto com a aluna Mónica Mesquita, preenchemos o quadro com as seguintes sugestões de actividades:
Aspectos a explorar | Actividades orais | Actividades escritas |
Acção - título do filme - acontecimentos - final / continuação da história | Debate em grande grupo sobre o filme | Escrever outros finais possíveis para a história Texto Lacunar |
Personagens - principais e secundárias - retratos | Distinção das personagens e suas características | Desenho de cada personagem |
Narrador - identificação - função - relação com a história/ as personagens | Falar em discurso directo e indirecto, mostrando as diferenças | Associação de palavras |
Tempo e espaço - descrição dos espaços - marcas de tempo | Perguntas sobre estes aspectos | Indicar referências existentes no filme |
Linguagem - verbal e não verbal (gestos, expressões corporais) | Reprodução de gestos Sensações transmitidas | |
Imagem e som - aspectos gráficos - música - movimento | ||
Aspectos a explorar noutras áreas (Estudo do Meio, Expressões) | Expressão plástica – construir uma flor em que as pétalas seriam todas diferentes (uma pétala por aluno). Cada pétala poderia ter algo escrito. |
De seguida mostramos esta curta-metragem, para que se possa compreender melhor o sentido das actividades propostas, e para que também se possa conhecer um filme galardoado de animação, baseado numa obra de um vencedor do Prémio Nobel:
Ana Margato
Ana Sousa
LEB 3A
Nenhum comentário:
Postar um comentário