sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Maior Flor do Mundo

No âmbito da vertente de Língua Portuguesa desta U.C., foi visionado, em aula, uma curta-metragem de animação, baseada numa obra para a infância de José Saramago intitulada "A Maior Flor do Mundo". Os objectivos deste tipo de aula foram o de demonstrar às alunas como se poderia interpretar a mensagem de um filme mudo e o de fomentar uma reflexão sobre como se poderia desenvolver este trabalho com as crianças. Assim, foi fornecido pela professora Helena Camacho o seguinte guião de trabalho:

1. Apresentação do filme de animação (leitura do artigo).
2. Visionamento do filme.
3. Durante o visionamento: tomada de notas sobre aspectos a explorar didacticamente com alunos do 1º ciclo.
4. Comentário em grande grupo: identificação das categorias da narrativa e outros aspectos relevantes.
5. Preenchimento da grelha a partir da identificação efectuada em 4. Distribuir os aspectos pelos grupos.
6. Apresentação oral do trabalho.
7. Elaboração de um quadro completo.

Aspectos a explorar
Actividades orais
Actividades escritas

Acção
- título do filme
- acontecimentos
- final / continuação da história

Personagens
- principais e secundárias
- retratos

Narrador
- identificação
- função
- relação com a história/ as personagens

Tempo  e espaço
- descrição dos espaços
- marcas de tempo

Linguagem
- verbal e não verbal (gestos, expressões corporais)

Imagem e som
-  aspectos gráficos
- música
- movimento


Aspectos a explorar noutras áreas (Estudo do Meio, Expressões)






























De acordo com o filme, em conjunto com a aluna Mónica Mesquita, preenchemos o quadro com as seguintes sugestões de actividades:



Aspectos a explorar
Actividades orais
Actividades escritas

Acção
- título do filme
- acontecimentos
- final / continuação da história
Debate em grande grupo sobre o filme
Escrever outros finais possíveis para a história

Texto Lacunar
Personagens
- principais e secundárias
- retratos
Distinção das personagens e suas características
Desenho de cada personagem


Narrador
- identificação
- função
- relação com a história/ as personagens
Falar em discurso directo e indirecto, mostrando as diferenças
Associação de palavras
Tempo  e espaço
- descrição dos espaços
- marcas de tempo
Perguntas sobre estes aspectos
Indicar referências existentes no filme
Linguagem
- verbal e não verbal (gestos, expressões corporais)
Reprodução de gestos
Sensações transmitidas

Imagem e som
-  aspectos gráficos
- música
- movimento


Aspectos a explorar noutras áreas (Estudo do Meio, Expressões)
Expressão plástica – construir uma flor em que as pétalas seriam todas diferentes (uma pétala por aluno). Cada pétala poderia ter algo escrito.































De seguida mostramos esta curta-metragem, para que se possa compreender melhor o sentido das actividades propostas, e para que também se possa conhecer um filme galardoado de animação, baseado numa obra de um vencedor do Prémio Nobel:



Ana Margato
Ana Sousa
LEB 3A

Nenhum comentário:

Postar um comentário