domingo, 16 de janeiro de 2011

Reflexão individual - Ana Margato

No início deste semestre, não sabia o que esperar desta Unidade Curricular (U.C.) Tudo o que sabia, por conversas que havia tido o ano passado com colegas de terceiro ano, era que seria uma disciplina trabalhosa que (como o nome indica) associaria a Língua Portuguesa às TIC.
Para falar com toda a sinceridade, não sou muito ligada a recursos informáticos, já que tenho algumas dificuldades em trabalhar com os mesmos. No entanto, estou de acordo que nós, enquanto futuras docentes, temos de ser capazes de acompanhar a evolução da sociedade, que se apresenta cada vez mais dependente dos meios tecnológicos. Por este motivo, considero que as aprendizagens realizadas nesta U.C., ao longo deste semestre, tiveram uma grande relevância para a minha formação, tanto a um nível pessoal como profissional.
Ponderando acerca de todas as temáticas abordadas, saliento três que julgo terem sido particularmente importantes. Em primeiro lugar, a utilização do programa Jclic, algo que me era completamente desconhecido, que permite a fabricação de jogos pedagógicos para vários níveis de ensino. Sempre fui apologista de uma metodologia de ensino lúdica, que providencie a aprendizagem pelo jogo. Por este motivo, considero a aquisição de uma competência que me permita criar os meus próprios jogos, uma parte essencial da minha formação profissional.
Neste âmbito de aprendizagens através do ensino lúdico, não posso deixar de referir o programa Photostory 3, que nos permite desenvolver trabalhos com as crianças que englobam diversas vertentes como a criatividade, o estudo da Língua Portuguesa (criação/adaptação de histórias; estudo das estruturas das mesmas, etc.) e a exploração das TIC, tanto ao nível da própria utilização do programa, como do desenvolvimento de estratégias de pesquisas na internet (para encontrar histórias, imagens ou sons que possam ser usadas na construção de um filme, com este programa), sendo por isso uma ferramenta sobejamente útil.
Por último, a terceira aprendizagem que considerei mais vantajosa, prende-se directamente com a vertente linguística da U.C. e trata-se da explicação das alterações trazidas pelo acordo ortográfico. Como futuras docentes, teremos de nos adaptar de uma forma excepcional a esta mudança na escrita da língua. Apesar de, pessoalmente, o acordo não me agradar, não posso deixar de admitir que a língua é algo vivo, em constante evolução, que devo acompanhar, mantendo presente que, para chegar à escrita a que sempre me habituei, outras mudanças se deram ao longo do tempo.
Algo que considerei como um ponto menos positivo, mas que compreendo, foi o facto de, devido aos feriados existentes no início do semestre, que retiraram duas aulas às alunas de terça-feira, estas terem tido alguns trabalhos que as alunas de quarta-feira não tiveram. Como já referi, apesar de não considerar este acontecimento como algo essencialmente positivo, compreendo os motivos pelos quais se sucedeu, já que foi uma forma de compensar o tempo de aula perdido.
No geral creio que esta é uma U.C. bem conseguida, com temáticas pertinentes para o nosso futuro enquanto docentes. O facto de incidir sobretudo no trabalho de pares, permite que haja uma colaboração e partilha de conhecimentos entre as alunas, o que também é uma competência importante a adquirir, para que mais tarde a possamos transmitir aos nossos alunos.
Ana Margato
LEB 3A

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